Menu
 

Uso do ácido hialurônico em rugas e sulcos

Dra. Soraia Aracele Lozano 


O que é ácido hialurônico?
é uma substância presente em todos os seres vivos. Tem a função de reter água nos tecidos ­ inclusive na pele. Aprovado na dermatologia e na cirurgia plástica, tem a finalidade de suavizar rugas e vincos faciais causados pelos movimentos repetitivos.

Qual é a ação do ácido hialurônico?
Na nossa pele o ácido hialurônico retém a água atenuando rugas e sulcos.

Como se formam as rugas?
Agentes como sol, fumo, estresse, certas doenças ou cuidados inadequados ressecam a pele, combinados a movimentos faciais repetitivos alteram a estrutura no local de constante contração muscular.

Conseqüência: nesses pontos aparecem os sulcos ou rugas. Pois bem, o que o ácido hialurônico sintético faz é preencher o volume perdido, restabelecendo em parte e temporariamente a aparência e a hidratação perdida.

Pode explicar melhor esse efeito?
A própria aplicação do ácido hialurônico sintético -- um gel transparente -- já melhora os sulcos. Só que, com o passar dos dias, produz outro efeito: a região passa a reter água progressivamente.

Na pele, há minúsculos vasos sangüíneos e linfáticos, e o ácido hialurônico tem a propriedade de "atrair" a água desses vasinhos e dos tecidos adjacentes. Resultado: o ácido hialurônico, que é biodegradável, vai sendo substituído pela água "absorvida" dessas regiões.

Em que áreas pode ser aplicado?
Em qualquer região com vinco ou sulco. Por exemplo, na lateral da boca abaixo do nariz, nos sulcos ao redor da boca, no queixo, nos lábios.

Dá para corrigir todo sulco ou ruga facial?
Não. O médico precisa ter bom-senso para não corrigir demais sulcos ou rugas, e a fisionomia pesar.
Na verdade, com o avançar da idade, a pele perde naturalmente a elasticidade, fica mais fina, flácida e com rugas. Logo, se for feita hipercorreção, há risco de deformação.

Então, quem tem pele flácida não pode fazer o tratamento?
Pode, sim. Porém, a pele flácida exige que o médico seja muito mais cuidadoso em todo o procedimento: na escolha dos locais para correção, na quantidade injetada e no tipo da substância empregada. Dependendo da região do rosto, opta-se por um ácido hialurônico mais ou menos denso.

Como é feita a correção?
Primeiro, utilizam-se anestesias tópica (com pomada especial) e local (igual à do dentista). Depois, com agulha bem fina, injeta-se o gel na pele. Deve ser lentamente e em pequenas quantidades.

Provoca algum efeito colateral imediato?
Às vezes vermelhidão e algum inchaço no local da aplicação e eventualmente um pequeno sangramento. Porém, dois a três dias depois somem espontaneamente.

Pode causar algo mais grave?
Risco mínimo de alergia, que deve ser informado imediatamente ao médico.

A correção de sulcos ou rugas é para sempre?
Não. Dura de seis meses a um ano. Vários fatores interferem no tempo de efeito do tratamento: idade, tipo de pele, atividade muscular, estilo de vida, estrutura individual da pele e método empregado.

Quer dizer que é preciso tratamento de manutenção?
Se a pessoa quiser manter o efeito, sim. O tratamento de manutenção pode ser feito a cada seis ou 12 meses.
 

Voltar